ENTREVISTA para a FEDERAÇÃO ESPÍRITA do ESPÍRITO SANTO – maio/2016

  1. Ouvi numa palestra sua uma frase de Gregório Magno que dizia assim: “o ser humano tem algo dos anjos, dos pássaros, algo das flores e algo das pedras”. O que você diria sobre isso?

R – De fato eu já citei algumas vezes essa frase atribuída a Gregório Magno (nasceu em Roma no ano 540, foi papa e santificado), ao abordar a questão do processo evolutivo dos seres. Com o mesmo enfoque tenho referido também, de Leon Denis, a poética consideração de que “Há, em todos os reinos da natureza, uma evolução… Na planta, a inteligência dormita; no animal, sonha; no homem, acorda, conhece-se, possui-se e torna-se consciente…” (O Problema do Ser, do Destino e da Dor” – cap. IX). Essas duas citações abordam a polêmica questão do início da atuação do princípio inteligente na matéria, sendo uma das possibilidades, de que já se faça nos minerais.

            A esse respeito, temos a informação exarada por André Luiz, em sua obra No Mundo Maior (cap. 3), de que a crisálida da consciência, que reside no cristal a rolar na corrente do rio, aí se acha em processo liberatório…

            Este é um tema que ainda merece nossa atenção e estudo pois o que temos até agora são opiniões pessoais e não pleno conhecimento do assunto.

botao-download