A BUSCA DA CONVERGÊNCIA ENTRE A CIÊNCIA E RELIGIÃO

 Resumo de  Irvênia Prada sobre Matéria da  Dra.  Marlene  Nobre em

   “Medicina   e   Espiritualidade”,   Informativo    da AME – BR,   no. 3, 2002

 

A Universidade Interdisciplinar de Paris realizou, nos dias 19 e 20/04/02, em auditório da UNESCO, na capital francesa, a Conferência “Science et Quête de Sens” (Ciência e Busca de Sentido), que reuniu 20 cientistas de varias áreas, cinco deles laureados com o Premio Nobel, a fim de discutir Ciência e Espiritualidade. Diga-se de passagem, a UIP – Universidade Interdisciplinar de Paris é uma das principais organizações européias no estudo das implicações metafísicas e filosóficas resultantes das descobertas da Ciência contemporânea. Alem de um ciclo de cursos e de conferencias anuais, ela organiza grandes colóquios internacionais que, no curso dos três últimos anos reuniram mais de 6 mil pessoas e 90 expositores, dos quais 20 laureados com o Premio Nobel.

O primeiro projeto a respeito, “Science and Spiritual Quest (SSQ1)” (Ciência e Busca Espiritual), desenvolveu-se de 1996 a 1998, na Califórnia (Nota da Irvênia: deve ser no Instituto Esalen ou no Elmwood Institute, este criado por Fritjof Capra, espaços estes disponíveis para a discussão de idéias novas), Em seguida, em 1999, surgiu o programa SSQ2, promovido pelo Center of Theology and Natural Sciences, de Berkeley, na California, evento que reuniu 60 personalidades científicas, alguns laureados com o Premio Nobel. As discussões surgidas incluem questões como:

Pode a Ciência nos aclarar quanto à Espiritualidade?

Pode a Espiritualidade nos ajudar para solucionar importantes problemas relacionados à ciência e à tecnologia? Esses dois campos de exploração são complementares ou mutuamente excludentes? Na tentativa de responder a essas perguntas, falaram teístas, ateus e agnósticos. A ênfase do programa SSQ é a consideração do diálogo em si mesmo,  tendo-se em conta que a ciência e as concepções espirituais são dois importantes campos das cogitações humanas, dentro da realidade na qual vivemos. Numerosos eventos SSQ foram ou estão sendo organizados nos Estados Unidos,  França,  Vaticano, Romênia, Marrocos, Espanha, Cazaquistão, Japão e Índia, contando com celebridades mundiais tanto da ciência quanto das tradições religiosas.